segunda-feira, 15 de junho de 2020

História da Leitura Robert Darnton

Sobre o Autor: Nasceu em 1939, em Nova York. É especialista em história da França do século XVIII e pioneiro nos estudos sobre a história do livro. Atualmente é professor e diretor da biblioteca da universidade da Harvard.

A leitura é uma forma de Passa-Tempo muito comum em nossa sociedade, ela ajuda a passar o conhecimento entre gerações e com ela podemos entrar em contato com autores de séculos passados, mas você sabe dos fatos marcantes da história da leitura, ou como ela se desenvolveu na sociedade ocidental? Bom irei fazer um resumo sobre o capítulo A História da Leitura de Peter Burke, explicarei um breve resumo para que talvez você se interesse vá a ler esse capítulo que me fascinou muito.

Se formos pensar em ler um livro, será que podemos ter a mesma experiência que os nossos antepassados tiveram? A resposta é não, mas podemos tentar entender a sua experiência. A Macro análise e a Microanálise são métodos que tem como objetivo identificar os hábitos de cada época e suas experiências, como por exemplo, o que o público leitor, mas gostava de ler em 1800 na França.


Com a Macro Análise vários historiadores traçaram a evolução dos hábitos de leitura usando séries de registros de longo prazo, mas a macro análise não tinha uma precisão de fatos tão grande como a micro análise, com ela foram descobertas muitas curiosidades, como: apenas 35 porcento dos trabalhadores na Alemanha tinham livros por volta de 1780, já na França o Historiador Daniel Roche concluiu que a maior parte dos Parisienses não liam livros, eles liam enquanto andavam na rua, cartazes, cartas pessoais, etc.

A pesquisa da leitura melhorou muito, percebe-se que para descobrir a verdadeira experiência que as pessoas tinham de tal livro, era necessário saber o ambiente em que ela estava lendo. Para finalizar mais uma curiosidade, os leitores na maior parte da história não liam livros, mas escutavam em seus trabalhos, os trabalhadores se revezavam para um ler enquanto os outros trabalham, para eles poderem se entreter.

Esse capítulo me fascinou muito, aqui eu dei um breve resumo sobre o capítulo, mas tem muito mais curiosidades, no livro, então se você gostou leia o livro e descubra coisas incríveis sobre o nosso passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post mais vista:

A história vista de baixo

Tem um vídeo  no blog falando sobre os historiadores do texto a seguir, confira nossa playlist. =)  A história na maioria das vezes é conta...