quarta-feira, 17 de junho de 2020

História do corpo

No capítulo “A história do corpo” (o qual se trata de um tema extremamente complexo) o historiador Peter Burke abre uma interessante discussão sobre o papel e “posição” do corpo na história e no seu estudo, Peter Burke começa o texto afirmando que o corpo, em um contexto histórico, ainda é um mistério e sempre foi delimitado por diferentes padrões em diferentes épocas e foi constantemente afetado por diferentes características em diferentes sociedades, sendo assim, podemos concluir que o estudo do corpo ainda é algo extremamente abrangente e complexo, pois não podemos estudar o corpo como um todo mas sim estudar as diferentes concepções e características diferentes.


Peter Burke também trabalha bastante com o dualismo de “corpo e mente” afirmando como o corpo muitas vezes é reduzido a uma simples “ferramenta para a sexualidade” e é substituída pelos livros nos estudos e, segundo o mesmo é difícil estabelecer uma relação entre a carne e a mente, sendo essa uma dualidade um pouco paradoxal.

Dessa forma, podemos concluir que a história do corpo ainda é um grande mistério ainda a ser solucionado, o estudo do corpo em contexto histórico depende de diversos estudos diferentes sobre o papel do corpo em cada sociedade, recomendo a leitura do texto para um melhor entendimento desse denso e complexo contexto da história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post mais vista:

A história vista de baixo

Tem um vídeo  no blog falando sobre os historiadores do texto a seguir, confira nossa playlist. =)  A história na maioria das vezes é conta...